20 de janeiro de 2011

Este não e um dia triste... Pelo contrário

A ultima vez que estive com ele foi numa ocasião de reunião de primos, agendada como se já prevíssemos o que estava para acontecer. Todos sabíamos que se aproximava a data. Todos sentíamos a dor de alguém que sempre viveu e se viu de um dia para o outro a apenas sobreviver e a não querer essa condição. Naquela tarde entramos todos pela porta e invadimos a casa. Naquela tarde ele, que há alguns anos não me falava para quase nada, me pediu para me sentar ao lado dele. Durante meia hora debitou historias desconexas. Perguntou-me o que fazia, onde trabalhava, se era casada, se tinha filhos, pela minha mãe, pelo namorado. E debitou informação seguida como se naquela meia hora me conseguisse transmitir tudo aquilo que ficara por transmitir. Houve coisas que ele disse que ainda hoje me lembro. Outras que nem sequer percebi. O que eu sei e que nessa meia hora eu pouco disse e se calhar devia ter dito... Lembro-me que no final um dos meus primos me disse: há muito tempo que não o via falar tanto. E com alguma tristeza acrescentou: comigo não fala ele assim tanto! Faz um ano que o Quim se foi. Faz um ano que me apercebi que se calhar devia ter estado mais e falado mais. Mas também faz um ano que a dor se foi e por isso hoje não e um dia triste.