A obra da artista plástica Joana Vasconcelos intitulada Coração Independente Dourado – uma peça que imita a filigrana típica de Viana do Castelo, elaborada com talheres de plástico, feita por encomenda para o restaurante lisboeta Eleven – foi ontem arrematada num leilão londrino por um preço final que ascende aos 192 mil euros.
A actual proprietária, que se sentou na segunda fila e manteve sempre um chapéu cinzento na cabeça durante o leilão, fez a licitação mais alta, no valor de 135 mil libras (cerca de 160 mil euros), após uma pequena competição com outro interessado presente na sala. Ao valor de remate são acrescentadas comissões e prémios de venda, fazendo o preço final ascender a cerca de 163 mil libras (192 mil euros).
Em declarações ao PÚBLICO, a artista manifestou o seu contentamento pela venda da peça: "Foi uma super-emoção. Acompanhei o leilão pela Internet, ontem, quando cheguei a casa. Nunca imaginei que fosse tudo tão rápido e dinâmico. Pensei que demorasse mais tempo. No final ficámos todos muito contentes".
Joana Vasconcelos recordou também, aos microfones da TSF, como lhe chegou a ideia para a elaboração da peça: “Foi uma encomenda do restaurante Eleven. Na altura da abertura do restaurante precisavam de uma peça que se relacionasse com a nossa História, tradição, com a ideia de luxo e também de restaurante. E aquilo que eu resolvi juntar foi, não só o fado, mas também a joalharia tradicional e, de alguma maneira, fazer um referente histórico à acção entre a comida e o cantar, ou seja, o fado é tradicionalmente cantado em restaurantes; e portanto fiz um coração de Viana com talheres de plástico que, de alguma maneira, repetiam a técnica da filigrana”.
Coração Independente Dourado mede 3,7 metros de altura
Há 13 anos
1 comentário:
Fenomenal...
Enviar um comentário