13 de julho de 2010

Diário de deslocada - parte I

Quando se viaja tem-se muito tempo para pensar. Quando se está deslocado, tem-se ainda mais tempo...

Fumam-se cigarros, ouvem-se cigarras... Ouvem-se cigarras, vê-se o sol a pôr... Esperamos que desça a temperatura. Queria ir correr. Não sei para onde, mas não falta espaço!

A temperatura não desce. Está sempre quente... Fuma-se um cigarro... Sente-se o cheiro da posta à mirandesa na grelha... Sente-se fome... Desce-se as escadas... O barulho é insuportável. Está cheio de gente!

Está tudo especado a ver o jogo do Benfica. Só há mesas para mais de 4 pessoas.

Redondas, grandes. Sou só eu...

Sento-me numa. Mesmo em frente ao televisor, como se me interessasse particularmente o jogo. Sempre tenho alguma coisa para ver. Nem sequer trouxe um livro...

Quero peixe!

Vem pão, vem manteiga...

Sopa ou salada? Salada... vem a salada... Vem o peixe... Duas postas enormes de peixe.

A empregada lança uma gargalhada, seguida de um grito! Ó Sr. Miguel, o Sr. acha que a menina tem o seu estômago?!? Pega numa das postas, põe num prato. Ocupa quase o prato todo! Leva para a mesa do Sr. Miguel (o cozinheiro). Ri-se... riem-se os empregados todos. Na cozinha a cozinheira/ajudante não pára de me sorrir. Eu olho fixamente para o jogo.

Torta de laranja... Uma fatia fina, por favor. Vem a fatia.

Não tem jeito nenhum! Isto é muito pouco...

É o que me apetece! Obrigado.

Café? Não, muito obrigado!

Pagar... Arranja-me uma factura por favor?

A cozinheira chama-me. O peixe estava bom? O balcão da cozinha é mesmo ao lado da máquina registadora. Ri-se! Riem-se sempre. Riem-se todos. Chegam-se quase todos ao balcão. Eu tento sorrir... Sempre.

A menina é Engenheira não é? Sim... sou! Ahhh... é que aqui o (...) achava que você tinha para aí 15 anos. O (...) ri-se! Falam todos uns entre os outros. Não percebo grande parte do que dizem. Fiquei corada. Disse que tinha o dobro.

Insiste. Ohhh... nem tanto!

Insisto! Tenho 30! Cada vez mais corada... Continuam a falar e a rir. Não ouço, não percebo...

Sai-me um Boa noite. E obrigada!

Subo as escadas. Corada...

Fumo um cigarro, ouço as cigarras... ouço as cigarras. Queria ir correr. Mas agora estou muito cheia...

2 comentários:

Bruno disse...

LOL.

Tanta coisa para dizeres que te dão 15 anos :P.

Uma aventura esse jantar. Nem o atendimento personalizado faltou.

PaT disse...

Numa altura normal ficaria contentissima. Nesta situação irrutou-me e fiquei a pensar se seria bom ou mau... No fundo é bom. Mas às vezes é mau...