14 de abril de 2010

Boas notícias!!! :)

Mulheres que bebem com moderação engordam menos que as abstémias

O álcool engorda, mas bebido com moderação pode ajudar as a ganhar menos peso que aquelas que se abstêm de beber, segundo um estudo norte-americano publicado na revista 'Archives of Internal Medicine'.
A investigação, liderada pela investigadora Lu Wang, do Hospital de Brigham e Mulheres, em Boston, baseia-se num estudo feito a 19 220 mulheres norte-americanas de 39 anos ou mais, com um índice de massa corporal (IMC) considerado normal.
Do total de mulheres analisado, 38,2 por cento não bebia álcool, 32,8 bebia menos de cinco gramas de álcool, 20,1 bebia essa quantidade e 3 por cento ingeria 30 gramas ou menos por dia.
Os investigadores seguiram estes grupos durante 13 anos e comprovaram que todas ganharam progressivamente peso, mas em proporções diferentes segundo os índices de álcool consumido.
A quantidade de álcool ingerido e o aumento de peso relacionavam-se de forma inversa, ou seja, foi observado que a mais álcool menos peso se ganhava e que as mulheres abstémicas foram as que mais peso acumularam ao longo dos anos.
Mais de 41 por cento das mulheres do grupo, 7 942 mulheres, sofria de excesso de peso ou obesidade, mas aquelas que consumiam menos de 40 gramas por dia de álcool tinham menos probabilidade de ter peso a mais.

Vinho e balança

Além disto, o estudo concluiu que aquelas que bebiam entre 15 a 30 gramas de álcool por dia tinham 30 por cento menos de risco de ultrapassar as proporções adequadas do que aquelas que não bebiam nada.
Entre as bebidas alcoólicas estudadas, observou-se que o vinho tinto é o que permite engordar menos.
A longo prazo as que bebem controlam melhor a balança.
“As mulheres com peso normal e que consomem uma quantidade de álcool de baixa a moderada podem manter os seus hábitos sem ganhar um peso excessivo”, destacam os autores.
Com estes resultados, os autores do estudo advertem que beber álcool pode supor “problemas médicos e psicossociais” e portanto a recomendação do uso destas bebidas deve considerar-se de modo individualizado.
Até ao momento, não há investigadores que provem que o álcool é um factor de risco para a obesidade, mas sabe-se que é uma substância que engorda, pois contém sete calorias por grama.

in Ciência Hoje

Gosto muito destes estudos... :)

2 comentários:

Bibinha disse...

E continuas com a produtividade elevadíssima :)

Eu cá acho que o alcool engorda!!! Deixei de beber na passagem de ano.. Só voltei aos copos (lol) a semana passada e ao longo destes meses emagreci!!! O alcool tem que ter alguma relação!!

Por outro lado, a andrea não deve beber há oito meses e "rebola" (palavras ditas por ela...

Por isso agora fiquei na duvida :)

BP7 disse...

Isso em garrafas dá quanto???