2 de junho de 2009

Porto ANIM

Ontem fui jantar ao Bairro Alto
É impressionante a quantidade de gente que vemos na rua a uma segunda feira à noite. Restaurantes cheios (a crise ainda não deve ter chegado aqui), Pessoas esquesitas, pessoas normais, pessoas conhecidas e alguns VIP´s...
É certo que não gostaria de viver em Lisboa. muita confusão, transito e muitooooos mouros. Mas decidi que, já que aqui estou, há que aproveitar alguma coisa desta cidade...
No Porto, infelizmente, durante a semana está deserto à noite... ou quase deserto. Não se passa nada, não há peças de teatro a cada esquina nem concertos (que eu não gosto) porta sim, porta não. Não há animação, não há gente gira, não há opções.

Hoje vou jantar a Freixo de Espada à Cinta
É certo que não gostaria de viver lá. Mas .. É uma tranquilidade.. Uma paz, um sossego... Só se ouve os grilos à noite e os passarinhos de manhã.. Transito inexistente.. (De vez em quando lá tenho que parar por causa de um rebanho de ovelhas)... Não se vê pessoas conhecidas, pessoas novas, pessoas giras...
No Porto não se ouve os grilos, não há tranquilidade... É muita confusão...

Bom.. O Porto é "assim assim", nem é peixe, nem é carne, não há rebuliço, mas também não há sossego. Não está escuro, mas também não está iluminado.. o Porto é "anim".... Mas é a minha cidade e eu estou cheida de saudades....

Snif...

8 comentários:

Aanninha disse...

OH miss Bibinha não seja tão drástica!! è facto que Lisboa tem mais opções, mas o Porto vem melhorando.. è preciso é que não sejamos comodistas e que participemos na agenda cultural da cidade...
BOlta pra nós... Estás perdoada...

Bibinha disse...

Sim aninhas... Mas é notoria a diferença entre uma cidade e outra. Não há viva alma no porto à noite.... Pergunta ao P&V quantos jantares teve ontem no CENTRO do Porto...

PaT disse...

Ohh Bib! O P&V não é um barómetro de animação cultural, ou é? Se é então estamos tramados! Posso-te dizer que estes ultimos dias (que tem estado excelente tempo, logo eu própria recuso-me a ficar em casa) anda muita gente na rua. Até demais! É certo que hámuito mais gente em Lx que no Porto e posratnto os sítios tem tendência aestar mais cheios, mas etudo uma questão de proporção!Olha eu gosto das duas cidades. Uma por uns motivos... outra por outros. Nada nem ninguém é perfeito!

Lotus Azul disse...

Concordo em pleno com a Bibinha, agora que ando mais por Lisboa tenho reparado nisso. As pessoas no Porto têm mais dificuladade em sair de casa, a não ser qando está muito calor (sim aí sai toda a gente)! Mas eu sou igual. Provavelmente por ser uma deslocada saio muito mais de casa em Lx do que do meu recanto no Porto.
Como possivel público no Porto, acho que temos um papel. Mas convém não exagerarem nos preços, há cada um...

Bibinha disse...

Eu contra mim falo... Sou um bicho do buraco.. Dificil sair de casa, sem ser para outra casa...

PaT disse...

Traidoras!

Marta disse...

Estou como a Pat, gosto do Porto e gosto de Lisboa, cada uma à sua maneira. São cidades diferentes. As pessoas em Lx podem ter mais escolha, mais pro-actividade e muito mais, mas são bem menos simpáticas e hospitaleiras e muito mais fechadas em si próprias, nos seus grupos. Lisboa é mais liberal, o Porto mais conservador. Lisboa tem mais diversidade cultural e mais pessoas, o Porto tem menos crimes e menos confusão. Nem tudo é bom nem tudo é mau.
E gosto que o Porto começa a ter mais vida na baixa, no seu centro, mesmo que eu pouco ou nada faça parte dela.. mas sei que está lá e tem mais força.
E move a cidade!

Caty disse...

Eu também estou do lado das "traidoras"... adoro a movida lisboeta! Mas hoje era incapaz de trocar... estou a viver uma fase de assentamento biológico, ecológico, espaço-temporal, espiritual e físico... e tudo o que necessito AGORA, está aqui: a Maria, o Ricardo, a família e vocês...