25 de junho de 2009

Aiiiii que vai ser de mim

Sem o Novo Canto?

Esse Canto que me acordava pela manhã com o belo do cafézinho, me adormecia pela noitinha com a bela da amêndoa amarga com limão...

Que vai ser de mim sem o Sr. Zé e a Dona Henriqueta, sem os caracóis, as cervejinhas ao final da tarde, as batatas fritas, os hamburgueres maravilhosos?!?! Ai os Hamburgueres!!

Decidiram os rouxinóis separar-se e não chegam a consenso quanto ao seu cantinho! Não pode ser!

Tirada daqui, aparentemente num dia de enxurrada violenta!


Estou triste, fiquei triste com a notícia! Muito triste!

Vou sentir a falta daquele sítio, daquele canto de aparência peculiar, da velocidade do serviço, do andar compassado e lento, do assobio enquanto dava as passadas lentas e decididas, do à vontade com que carregava os barris de cerveja pela mão, como se se tratasse de uma qualquer garrafita, do "boa tardeeeeee" e do "vai uns ovos mexidos com bacon para o pequeno almoço?" quando o que queria mesmo dizer é "ponham-se a mexer que eu amanhã tenho de abrir o tasco!".

Onde é que vamos encomendar o pão? Onde é que eu vou comprar tabaco? Para onde é que vou correr quando acabar de jantar na esperança de ainda o apanhar aberto?

Sinto-me perdida!

Sr. Zé isso não se faz! Aquele Sr. Zé que quando me via sorria e dizia "Estava a ver que não vinham!"...

Aiii que vai ser de mim... e daqueles que por lá estão que tinham como único sítio para tomar café e comprar o que quer que seja, o "Novo Canto".

Se calhar mudo-me para lá! Compro o Canto, lavo-lhe a cara e fica como novo!

P.S. Por lapso esqueci-me de referir a voz estridente a gritar "Óhhhh Billllyyyy, anda cá meu menino", enquanto regava as flores e aproveitava e dava um belo banho aos clientes que pacatamente bebiam o seu "fino", não, "imperial" nas cadeiras de metal, ao sol, que em pleno pico de calor queimavam qualquer perna ou rabo mais incauto ou desnudo. Fazia isto e ria-se! "Está calor! Até sabe bem!" Isso e a tosta mista de pão alentejano! Ai alentejano! "ALGARVIO, que eu cá não sou alentejano!" Maravilhosa, diga-se, com um queijo que não é de barra, que é cortado com um facalhão às fatias grossas e que ele deixava derreter no seu aparelho de torradas pré-histórico! E a chapa dos hamburgueres, chapa engordurada, negra, onde fazia tudo e mais alguma coisa! Aiiii.... Que saudades que eu vou ter!

11 comentários:

Marta disse...

Triste, muito triste..

As férias de Verão não são a mesma coisa sem o Café do Sr. Zé Carlos..

Sem as correrias para o café antes da meia-noite para não fechar.. sem o pão fresco de manhã, sem os hambúrgueres e as tosta mistas com tomate... e agora?

Mmm's disse...

Pat... Adoro a tua forma de escrever...

Mmm's disse...

Já agora... Não tive o prazer de o conhecer, mas pelo que me descrevem, tb tenho saudades do Sr. Zé!

PaT disse...

Fizeste-me soltar uma gargalhada! :D

Gata disse...

E agora onde se toma café na Bordeira?
E come tostas mistas c tomate?
E os finos ao final da tarde?

Oh... Que pena... :(
É mm triste...

Aanninha disse...

Eu aposto que no verão ele nos vai abrir a porta..
vai vai...

PaT disse...

Espero que sim... Senão que vai ser de mim?? De nós???

PaT disse...

MMM's você tem de se deslocar a sul para conhecer o Sr. Zé! E já agora o Nelsinho também! Esqueci-me do Nelsinho... que falha! Mas isso pode dar direito a outro post, quiçá... Há tanto para dizer... uff

Bibinha disse...

Pois... Onde se toma cafe na bordeira??? Não há mais nenhum sitio?? Onde vai ser o ponto de encontro?? Não percebo!! O BILYYY ainda estará por lá??? A yuki está ansiosa à espera de voltar à bordeira..

Mmm's disse...

Eu adorava... Acreditem que sim...

Aanninha disse...

Ora se não abre no verão digam-me lá minhas meninas onde vou eu, quer dizer nós, comer aquelas sandochas maravilhosas que fazem engordar três kg só de olhar?? ah?? e cafezinho matinal enquanto espero pelo paozinho pra fazer, a bela da sandocha (again) para levar para a praia. aii e amêndoa amarga depois da janta?? sim porque eu sou alérgica a medronho, aquilo põe-me a cantar o fado ao segundo copinho que vem sempre cheiinho, acima da risca... Cheio chega não leva mais!!
E quem me vai dizer, ah cornetos não temos, entao e magnum tem?' ahh magnum também não, e perna de pau, vendi o ultimo agorinha.. pronto dê-me o que tiver entao:)Sou cliente assídua há poucos anos, mas é fácil gostar daquela gente, é fácil cair neste ritual de rumar ao sr zé...