19 de maio de 2009

Dependências

Raras e honrosas vezes damos valor às pequenas coisas da vida. Como o cartão de multibanco. Sim podemos fazer muita coisa online. Mas a nossa dependência dum pequeno rectângulo de plástico é abismal. Ou pelo menos a minha. Não tenho por hábito andar com muito dinheiro, não gosto. No domingo tinha 15€ na carteira. E o meu cartão deixou de funcionar. Por acaso estava na farmácia e a conta de pouco mais de 8€ não assustou. Mas o que é certo é que nos dias seguintes tive de me aguentar ao pouco mais de 5€ que me restava na carteira. Resolvi ir trocar umas calças à Mango. E não fosse já a escolha ser difícil que não encontrava o que queria ou o que realmente me fazia jeito (e mais uma camisola menos uma camisola tanto dá), como ainda tinha que me restringir ao preço original da prenda que não tinha saldo para mais. A mãezinha lá me deu dinheiro para comprar o líquido para as lentes que já estava mais que em falta. O cartão do continente tinha saldo positivo e lá deu para comprar umas coisitas que estavam em falta lá em casa. E sobraram-me 6€ para o almoço do dia seguinte. Ir ao shopping comprar coisas que estão em falta sem dinheiro não dá jeito nenhum. Os cafés nespresso são muito caros. As sapatilhas em falta idem. Não posso levantar dinheiro, pelo que qualquer gasto de café, tabaco ou qualquer coisa para comer é para esquecer. O telemóvel ficou sem dinheiro e assim irá ficar até melhores dias. O depósito do carro na reserva também, hoje vim de boleira. Transferência para pagar a renda da casa, não dá. Pagar a luz, água, Tvcabo, internet ou outra coisa que tal, também não dá. Até podia fazer na net. Mas a minha conta tem o prazer de também estar bloqueada, coisas de família. E só mesmo numa sucursal. E vai daí, eis que me dirigo ao banco para levantar algum dinheiro que nunca se sabe quando é que o problema do cartão ficará resolvido e perco 45 min no banco porque é preciso a autorização da minha sucursal para o levantamento e depois nova autorização para o desbloqueio. E mais ainda assinar o papel com a assinatura igual à registada no banco (de notar que abri a conta com 12 anos, tinha uma letra tão gira.. sempre que vou ao banco, é como uma viagem à minha infância, a letra redondinha e as bolinhas em cima do i.. e sempre o mesmo pedido, posso ver a minha assinatura?). Não tinha noção da minha dependência do cartão multibanco. Não gosto de estar dependente de coisa nenhuma, de ter de pedir dinheiro emprestado quando dinheiro não me falta. E muito menos de sentir-me presa, sem poder fazer coisa nenhuma.

E agora pergunto-me, se tivesse dado conta do erro do rectângulo de plástico num bomba de gasolina depois de atestar o depósito, como é que eu fazia?

2 comentários:

Aanninha disse...

Ficavas la a lavar pratos:) nós somos dependentes de tanta coisa e nao nos apercebemos. por exemplo telemovel, radio no carro (conduzir sem musica, não consigo, da maquina do cafe pinga pinga que me abre a pestana de manha. sei la..

Marta disse...

Já tenho o cartão a funcionar. já comprei café e as sapatilhas. E ainda falta trocar a outra prenda de anos que o prazo é um mês e hoje já faz um mês certinho :)