6 de abril de 2009

O verdadeiro valor da amizade

Esperei quase uma semana para escrever este texto... fiz sérias reflecções sobre a minha perspectiva e tentei pôr-me na posição dos outros. Fiz telefonemas inquisitivos, li estatísticas emocionais e sonhei novamente com a minha partida! Abalei as morais, os códigos, as supostas veracidades e as mentirinhas brancas... fui juiza, testemunha, jurada e advogada do diabo. Em todos estes papéis pesei o tempo de amizade activo, o tempo de conhecimento passivo, a importância das palavras e a relevância de pequenos gestos... fiz tabelas, realizei estatísticas e matrizes SWOT. Ponderei a minha própria actuação sobre as alegrias, os erros, as minhas mentiras e as mentiras dos outros, a felicidade ébria das noites brancas e a morbidez sóbria com que brindo o Mundo em dias escuros. Tive tempo para viagens de comboio em que não apenas o meu corpo viajou mas também a minha mente subiu a um plano diferente, mais perto do sol... o sol que tenho tatuado nas minhas costas e que (hoje, ontem e amanhã) simboliza os MEUS AMIGOS!!!

Estou hoje convicta que este texto tem tanto de lírico como de inútil... este ou qualquer outro que escreva sobre o verdadeiro valor de qualquer coisa! Cada ser humano lida com o valor consoante a sua educação mas acima de tudo percepciona de modo ultra específico o significado de verdadeiro. E que o próprio tempo altera a validade e a veracidade do que se pensa hoje (que pode e será com certeza diferente do que se pensou ontem e do que se pensará amanhã).

Portanto, MEUS AMIGOS não vos consigo valorizar... não vos consigo transformar em números, dados ou análises de mercado. Não sou capaz de atribuir uma posição ou colocar num ranking porque a pirite pode passar por Ouro de 24K e o carvão pode transformar-se em diamante...

No entanto, acredito na força dos elementos combinados... acredito que na Natureza como na Amizade há uma força colectiva que cria, mantém e destrói para um bem comum e que nem todos podemos ser presas todos os dias nem predadores todas as noites. E acredito no poder da amizade e no insano poder deste blog...

(to be continued... or not!)

8 comentários:

Gata disse...

Andas inspirada!!! :)

PaT disse...

A inspiração faz-te dizer tudo e nada ao mesmo tempo! Que capacidade espectacular!

Eu gosto muito de te ler...

Bibinha disse...

Eh Pah!!!

Vem mesmo a calhar.... Da pior maneira, nos ultimos tempos apercebi-me que amizade não é descritivel, nem mensuravel.. É sentida... E foi isso que eu senti... Apesar de não puderem fazer nada.. estiveram lá... nem uma palavra (porque não há palavras).. Apenas estiveram lá... E isso é a verdadeira amizade.. Saber que estão conosco incondicionalmente...
Não tive ainda capacidade para fazer um post sobre isso, por isso aproveito aqui, para expressar a minha gratidão e o bem enorme que me fizeram naqueles dias...
Um beijo enorme!

Aanninha disse...

estou com a pat escreves mt e nada ao mesmo tempo.. eu diria q a amizade nao tem qualquer valor.. não se deveria cobrar nunca portanto.

Caty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caty disse...

pat... "ler-me" é sempre melhor que "ouvir-me" :)

PaT disse...

Eu pessoalmente gosto das duas versões... a escrita e a falada! :D

PaT disse...

E anninhas: Dizer que a amizade não tem qualquer valor pode ser mal interpretado! Eu percebi o que queres dizer mas lido assim à 1ª parece... chamemos-lhe esquisito!