23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro

Hoje é o Dia Mundial do Livro!
Comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge, esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.
Para além disso, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
Esta data é simbólica, sem dúvida, pois os livros, tal como as emoções, devem fazer parte da vida de qualquer humano todos os dias, em qualquer momento. As palavras, as páginas, os livros, são termos secos mas contêm em si, cada um, mensagens e sentimentos tão fortes e vivos como a mais pura das crianças.
Cada livro é um profeta que nos dita visões, que nos narra histórias e nos ensina. Um livro vive, com a sua alma passiva, e acompanha o leitor como um amigo, seguindo-o e completando-o.
Por isso mesmo o Homem ama-o, desde que o conheça profundamente, e reconhece o seu valor.
Por todo o mundo, hoje, se demonstra um pouco desse reconhecimento, quase que em forma de agradecimento, de adoração. Portugal não é excepção, e são muitas as instituições que assinalam este dia, seja com a realização duma Feira do Livro, exposições, espectáculos culturais, palestras, declamações ou com o simples, mas sincero, assinalar deste dia.
O livro é o meu passaporte para um mundo só meu, longe deste real e apático universo. Agradeço-lhe por existir e espero que possam ser muitos os que pela minha vida venham a passar. Porque ler é viver, e porque a minha vida só tem sentido com a leitura.
Seja de que forma for, não se esqueçam de assinalar este dia. O livro agradece...
(publicado por O Crítico)

Faço minhas as palavras de O Crítico.
E neste dia, recordo o primeiro livro que li... Os Desastres de Sofia da Condessa de Ségur! Recordo as noites em que, muito antes de aprender a ler, me liam em voz alta capítulo atrás de capítulo e da determinação e vontade de, mal aprendi a ler, ser eu própria a seguir letra a letra, palavra a palavra das travessuras de uma menina da minha idade...
Foi nessa altura, mesmo sem saber, que descobri o prazer da leitura, que até hoje me acompanha e me enriquece.
Um bem haja aos Livros!

Inês


2 comentários:

Mmm's disse...

É por estas (e por muitas mais) que eu te adoro miúda!!!!

Lotus Azul disse...

Estou contigo. Um bem haja!